8 de fevereiro de 2019

Bolo de Sorgo com Alfarroba

 Você já ouviu falar do sorgo? Ele é um cereal nativo da África e da Ásia que veio parar no Brasil e vem sendo cultivado e consumido há algum tempo. A forma mais comum de consumo é a farinha, feita a partir do grão moído. Mas o grão também pode ser consumido.

Este cereal não tem glúten em sua composição, então pode ser usado em receitas para pessoas celíacas ou intolerantes a esta proteína naturalmente presente no trigo e em vários alimentos feitos a partir dele. Além desta importante característica, o sorgo também é rico em magnésio e cobre, minerais importantes para o funcionamento adequado do sistema muscular e imunológico; antioxidantes que previnem doenças como o câncer e o envelhecimento da pele e muitas fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino. Por isso, hoje vamos ensinar uma forma simples e deliciosa de incluir o sorgo nas suas receitas: um bolo de sorgo com alfarroba.

Ah, você ainda não sabe sobre esse ingrediente sensacional da Santo Óleo? Portanto, confere a matéria que já publicamos sobre os benefícios da alfarroba  e ensinamos a fazer um delicioso muffin vegano.

Como fazer a massa do bolo de sorgo com alfarroba? 

Ingredientes líquidos

Ingredientes secos

Preparo: Em primeiro lugar, coloque os ingredientes líquidos no liquidificador e bata por 3 minutos em velocidade lenta. Em seguida, em um bowl, misture os ingredientes secos (menos o fermento). Adicione o líquido e bata na mão com um fouet por alguns minutos, lentamente. Adicione o fermento e mexa por mais um pouco. Unte uma forma redonda média e despeje a massa. Por fim, asse por 30-35 minutos a 180 graus.

Obs: A farinha de sorgo é um ingrediente chave nessa receita, por seu valor nutricional. Por isso, caso não tenha em casa ou não ache no mercado e em lojas de produtos naturais da sua cidade, pode usar farinha de arroz que a receita também vai funcionar.

Quer completar com uma cobertura maravilhosa? Então, veja a receita de nega maluca saudável para ver o passo a passo.

Comments

comments

Alma Verde

ABOUT THE AUTHOR: Alma Verde

A Alma Verde nasceu a partir de um sonho de duas amigas nutricionistas, apaixonadas pela culinária saudável e funcional, que buscam levar esse amor para outras pessoas. Nosso foco é mostrar às pessoas que é possível ter uma alimentação mais saudável cozinhando de forma simples e prática.