15 de março de 2019

Receita de Bolo de Prestígio Funcional com Alfarroba

Que tal um bolo de prestígio funcional delicioso feito com ingredientes alternativos? Então, aqui apresentamos uma receita bem legal para você fazer em casa. Nessa versão usamos um mix de farinhas sem glúten que pode ser usado em outras receitas. Além disso, leite de origem vegetal, açúcar rico em nutrientes, fibras probióticas vindas da biomassa de banana verde. Por fim, um toque de canela e baunilha que dá um cheiro delicioso e adocica o paladar. Bom apetite e conta o que achou nos comentários, pois adoramos saber o que vocês acham.

Atenção: consuma com moderação, pois apesar de ser uma versão mais saudável que a original, continua sendo um bolo calórico.

Como fazer bolo de prestígio funcional

Massa:

Preparo:

Em primeiro lugar, coloque os ingredientes líquidos no liquidificador e bata por 3 minutos. Depois, adicione as farinhas, açúcar, a alfarroba e bata até ficar homogêneo. Então, acrescente sal, canela, fermento e misture delicadamente com uma colher. Em seguida, unte uma forma retangular e despeje a massa. Por fim, asse por 40 minutos a 180 graus.

Como fazer o mix de farinhas?

  • Misture 2 xícaras de farinha de arroz + 1 xícara de polvilho doce + 1 xícara de fécula de batata.

Cobertura:

  • 1 xícara de açúcar de coco;
  • 1⁄2 xícara de óleo de coco;
  • 1 xícara de biomassa de banana verde;
  • 1/2 xícara de leite de coco em pó diluido em 1 xícara de água;
  • 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional);
  • 1/2 xícara de coco ralado;

Preparo:

Em uma panela, coloque o óleo de coco e o açúcar. Bata a biomassa com leite de coco no liquidificador e misture à panela. Aqueça e mexa bem até ficar homogêneo. Quando ferver misture a baunilha e desligue. Em seguida, despeje por cima do bolo já frio e finalize com o coco ralado ou se preferir misture o coco na cobertura. Dicas: usar parte da cobertura para rechear o bolo. E se quiser deixar ela mais líquida adicione um pouco mais de água.

Veja outras receitas funcionais

  1. Alimentos Termogênicos para Desintoxicar no Pós-Carnaval
  2. Receita de Mousse de Alfarroba com Abacate
  3. Smoothie de Banana com Santo Café
  4. Como Fazer Moqueca de Camarão

Comments

comments

Alma Verde

ABOUT THE AUTHOR: Alma Verde

A Alma Verde nasceu a partir de um sonho de duas amigas nutricionistas, apaixonadas pela culinária saudável e funcional, que buscam levar esse amor para outras pessoas. Nosso foco é mostrar às pessoas que é possível ter uma alimentação mais saudável cozinhando de forma simples e prática.