7 de dezembro de 2018

Receita de Panetone Funcional para o Natal

Originalmente, o panetone é da cidade de Milão, e segundo a história, nasceu na Idade Média.  A iguaria natalina foi criada por um padeiro chamado Tony, com o objetivo de impressionar o pai da moça que ele gostava. Portanto, as pessoas começaram a comprar o “pão de Tony”, termo do qual originou o nome “panetone”. Desde lá, esse doce já ganhou novas versões e sabores, mas continua sendo bastante tradicional e consumido na época do Natal. Pensando nisso, inventamos uma receita mais funcional e nutritiva do que a versão tradicional. Para que você possa se deliciar com essa opção em alguns momentos no final de ano! Por isso, a receita de hoje é um panetone funcional.

Esta receita é mais uma alternativa para utilização do açúcar de coco, que tanto comentamos nos últimos posts. Por isso, aproveite para experimentar essa delícia nas festas deste fim de ano!

Como Fazer Panetone Funcional?

Pré-fermentação

  • 1 sachê de fermento biológico (10g);
  • 1 colher de sopa de açúcar de coco Santo Óleo;
  • ¾ xícara de água morna (sensível ao toque);

Modo de preparo

Misture os ingredientes e espere formar uma esponja. Isso deve levar uns 10 minutos em média.

Massa

Modo de preparo

Em primeiro lugar, misture os ovos com o açúcar e bata com um fouet. Logo após, acrescente aos poucos as farinhas e os líquidos. Então, pique as frutas secas e incorpore na massa. Por último, adicione a esponja de fermento e a goma xantana. Encha as forminhas de mini panetone até a metade. Dessa forma, rende de 6 a 7 unidades. Ou faça em uma forma grande. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 35 minutos.

Comments

comments

Alma Verde

ABOUT THE AUTHOR: Alma Verde

A Alma Verde nasceu a partir de um sonho de duas amigas nutricionistas, apaixonadas pela culinária saudável e funcional, que buscam levar esse amor para outras pessoas. Nosso foco é mostrar às pessoas que é possível ter uma alimentação mais saudável cozinhando de forma simples e prática.